Voltar ao site

COLUNA DO MAGNO ANDRADE: Rede que transforma

Texto 18

Estamos vivendo em uma época em que a profissão docente tem sido bombardeada por todos os lados. Pessoas nos consideram como manipuladores, doutrinadores, entre outras adjetivações.

Escutar o professor tem sido algo cada vez mais raro na nossa sociedade. A representatividade da nossa classe em ambientes políticos, por exemplo, é baixa, e o prestígio social dos educadores já teve dias melhores.

Em meio a essa situação, a rede Professores transformadores tem sido um meio de dar protagonismo para docentes das mais diversas áreas e segmentos da Educação. O espaço de escrita e discussão que a rede promove nos faz refletir sobre nossa prática e nos possibilita melhorar, alterar, reciclar nossas relações com alunos, colegas e sociedade.

A rede, que reúne professoras e professores de diversos localidades (sejam eles colunistas, conselheiros ou leitores), cresce como lugar de luta, de trocas, de compartilhamentos e, às vezes, de desabafo. Estar em rede nos faz perceber que não estamos sozinhos e que as dificuldades vividas ao decorrer de nossa prática podem ser as mesmas que as dos outros docentes.

Durante este ano, tive o privilégio de dividir minhas experiências, opiniões e reflexões com milhares de pessoas que acompanham as colunas dos Professores transformadores. Escrever para professores é algo desafiador, que nos exige preparo, mas que é, ao mesmo tempo, gratificante.

Despeço-me da função de colunista (pelo menos, por enquanto) com a certeza de que pude contribuir para a reflexão de muitas pessoas, e com a certeza maior ainda de que cresci, amadureci e aprendi muito lendo os comentários e os textos dos colegas colunistas e leitores.

Este projeto, idealizado e coordenado fantasticamente pela professora Elô Lebourg, tem, sem dúvidas, vida longa. Que ele permaneça sendo espaço de conquista dos educadores e que cada vez mais professores que têm a certeza de que são transformadores possam fazer parte desta rede.

(Eu sou o Magno Andrade, um jovem professor transformador e fora dos padrões, que acredita que uma educação pública, democrática e de qualidade é direito de todos e fonte para uma mudança social.)