Voltar ao site

COLUNA DO MAGNO ANDRADE: Educação a distância

Texto 13

Aula de Teatro para Educação Infantil, aula de Teatro e Percussão no Projeto Escola Integrada, aula de Português para Ensino Fundamental I, II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, aula de Redação para pré-vestibulandos: essas são algumas das minhas experiências como professor.

Porém, a prática docente é repleta de novas aprendizagens e eu sou uma pessoa que gosta de conhecer o novo. Assim, tenho tido, ultimamente, experiências com a modalidade de Educação a Distância. Dou aulas de Redação para alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2018, e isso tem me feito refletir um pouco.

Primeiro, em relação à resistência que esta modalidade ainda enfrenta perante muitos discentes. Para a maioria deles, mesmo sem terem tido contato com esse ensino, a aprendizagem só será efetiva se a aula for presencial. E confesso: eu também pensava dessa forma. Não me descia essa história de Educação a Distância. A minha experiência atual, contudo, me fez perceber que essa modalidade é válida sim, desde que observada a qualidade da mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem, já que eles ocorrem com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação.

Segundo, mesmo que hoje eu já tenha um olhar diferenciado e positivo acerca da Educação a Distância, ainda percebo que ela tem seus limites. Cursos de graduações, por exemplo, que exigem práticas, como estágios obrigatórios, devem ser ofertados com certa cautela. Afinal, a qualidade no ensino e uma formação acadêmica adequada devem ser privilegiadas.

Portanto, embora eu defenda um limite no uso da Educação a Distância, percebo um crescimento desta modalidade e vejo isso de forma positiva. Cabe a nós, professores (não todos, claro), estarmos atentos para as novidades que circundam nossa prática e propormos aos nossos discentes um contato maior com modalidades variadas.

(Eu sou o Magno Andrade, um jovem professor transformador e fora dos padrões, que acredita que uma educação pública, democrática e de qualidade é direito de todos e fonte para uma mudança social.)