Return to site

COLUNA DA VIVI VIEIRA: É preciso desligar o trator

Texto 12

Sempre que analisamos o percurso de nossos alunos nos deparamos com os processos de cada um. Ora ficamos satisfeitos com os avanços, ora ficamos frustrados, pois o processo está lento ou em uma inércia.

Quando nos deparamos com a frustração do processo, temos um sentimento de angústia que nos leva, a todo custo, a consertar a estrada de cada aluno que não está acompanhando, e ficamos reféns da pressão dos documentos, da família e nossa, que exigem que todos caminhem ao mesmo tempo, num mesmo percurso e que aprendam da mesma forma.

Quando o aluno ou nós não conseguimos atingir o que foi planejado, culpamos o tempo ou o processo, como se ambos tivessem que se adequar às nossas necessidades e às pressões externas.

Na tentativa de fazer com que todos sigam na mesma estrada, ligamos um trator em alta velocidade tentando consertar a estrada que o aluno percorreu e retirar todas as curvas que vêm deixando esse caminhar cada vez mais longo.

Quando ligamos esse trator, nos esquecemos de que o aluno é sujeito do seu próprio processo. É ele quem conduzirá a estrada que será percorrida, as curvas, longas ou curtas. Sendo assim, nunca teremos todos chegando ao mesmo tempo no fim da estrada.

Precisamos estacionar o trator, talvez até abandoná-lo, para experimentarmos uma forma mais sustentável e saudável de percorrer esse processo: andando a pé e ao lado do aluno. Ao caminhar, respeitar seu ritmo, processo e tempo: tendo mais tempo de conhecer esse aluno, buscando formas de ajudá-lo para que esse caminhar fique recheado de descobertas, tentando estabelecer uma relação de confiança para que o auxílio possa acontecer de forma global.

Durante essa caminhada, que façamos momentos de pausas para planejar, juntos, qual caminho será seguido, e também para avaliarmos se estamos fazendo boas escolhas durante o caminhar.

(Eu sou a Vivi Vieira, mãe e professora. Pedagoga e psicopedagoga, formada pela Universidade do Vale do Paraíba/Univap. Atualmente, sou coordenadora pedagógica da Espiral Escola Viva. Trabalho também como formadora de professores, coordenadores e diretores pelo Brasil.)

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly