Return to site

COLUNA DA GISELE MAGALHÃES: O que você tem feito pelos sonhos dos seus alunos?

Texto 10

Ser professor é um ofício e um ato de amor.

Em um mundo onde tudo está cada vez mais caótico, em que o sistema tenta transformar a educação apenas em dados e números, é preciso que exercitemos, constantemente, nossa empatia.

Os jovens de hoje não são como os de antigamente. Perdi as contas de quantas vezes já ouvi isso, mas o mundo de hoje não é como costumava ser e não será o mesmo amanhã. Precisamos, mais do que nunca, enxergar nossos alunos em sua totalidade e em suas complexidades.

A chamada “síndrome da adolescência normal” é a mesma. Se, ao jovem sempre coube o poder da transformação, hoje, cabe a nós, professores, assumirmos parte da responsabilidade de despertar, em nossos alunos, esse espírito transformador. No entanto, é preciso que tanto a sociedade quanto a família assumam também esse compromisso.

Concordo que, em 50 minutos de hora/aula, é praticamente impossível conhecer cada um de nossos alunos, ainda mais quando nossa rotina profissional nos obriga a trabalhar em duas ou mais escolas. No entanto, se queremos – e queremos! – um mundo melhor, temos que, nesses poucos minutos em que estamos com cada turma, incentivá-los a acreditar que são capazes, que o lugar que merecem estar é aqueles em que sonham estar. E não se admire se, por vezes, você se pegar perguntando como ensinar alguém a sonhar!

Acredito em cada aluno, independentemente do seu boletim e, hoje, o compromisso que assumo em sala de aula é, por meio de minhas ações, palavras e conteúdo disciplinar, encorajar cada aluno a acreditar em si. Pois sei que, infelizmente, alguns podem não ter outro adulto que acredite neles. Então, eu acredito e afirmo para eles: querer é apenas o primeiro passo. O segundo é agir.

(Sou a Gisele Magalhães. Mulher, negra, mãe, artista, produtora cultural e professora de arte. Pertenço aos 0,1%, segundo o censo do MEC, de 2013, de professores da rede básica de ensino formados em Teatro e acredito na força dessa arte na formação do indivíduo e construção de sua autonomia.)

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly