Voltar ao site

COLUNA DA CRISTIENE CARVALHO: Sobre mudanças e transformações

Texto 21

Sempre fui o tipo de pessoa que planeja atentamente cada passo. Com a cabeça cheia de sonhos, o planejamento me ajudava a ancorar meus objetivos de vida acadêmica, profissional e pessoal. A cada meta alcançada, me via perto de um destino traçado cuidadosamente em degraus de um futuro quase palpável...

Até que… no ano passado, fui desafiada a mudar os passos desse planejamento esmerado. Meu marido havia recebido uma proposta de trabalho em outro país e acompanhá-lo seria a oportunidade de reinventarmos nosso futuro juntos. Entendi esse desejo de mudança como possibilidade de olhar o mundo e a mim mesma sobre novos enfoques. Me desafiei a aprender uma nova cultura, um novo idioma e olhar para essa oportunidade de transição como possibilidade de aprendizado e transformação de minha vida.

E aqui estou eu… Desde que o avião pousou no aeroporto de Melbourne/Austrália, sinto meu coração palpitar freneticamente antecipando as experiências que estão por vir. A saudade da família e dos amigos escapa entre meus dedos e escorre pelos olhos em lágrimas abundantes me fazendo pensar que trago comigo sonhos de tantos outros que me fizeram chegar até aqui. Essa saudade também me fortalece através dos aprendizados afetivos valiosos que construí ao longo de minha vida e me fazem relembrar quem sou eu e que mundo quero construir mesmo estando em outro continente... Corpo confuso pela troca de fuso horário e audição procurando um idioma familiar, busco nas palavras deste texto encontrar meu lar através da reafirmação de minhas convicções, objetivos e sonhos.

Para seguir os novos sonhos e planejamentos, vi a necessidade de diminuir o limite de bagagem de trabalho. Este texto marca o fechamento de meu ciclo como colunista da rede Professores transformadores e, nele, reafirmo minha continuidade de atuação na rede como conselheira e educadora. Gratidão a todos que fazem parte da rede por alimentarem meu aprendizado e fortalecerem meu olhar esperançoso por uma educação comprometida com um mundo mais justo.

Abr@ço forte e sigamos nos permitindo mudanças e transformações!

(Eu sou Cristiene Carvalho, arte educadora, pedagoga, mestre e doutora em Educação. Compreendo a Educação enquanto possibilidade de transformação do mundo. Em minha prática, oscilo entre a indignação diante das injustiças e a boniteza de acreditar nos sonhos (im)possíveis.)

broken image