Voltar ao site

COLUNA DA VIVI VIEIRA: Aqui na escola todo mundo é educador

Texto 1

Quem já ouviu essa frase: Todos que trabalham nessa escola são educadores, desde o pessoal de apoio até os professores? Quando o aluno chega à escola, ele interage com muitas pessoas: o porteiro, o secretário, algum funcionário no corredor... Todos desempenham um papel fundamental que influencia diretamente no processo educativo. É importante que nós, professores, nos aproximemos mais dessas pessoas, dessa forma, iremos descobrir que elas têm desejos, sonhos e talentos, que vão muito além da função para a qual foram contratadas.

Lembro-me que, certa vez, um grupo de alunos estava estudando sobre os tipos de solo. Fizeram pesquisa, viram vídeos e fotografias, mas eu queria mais! Era preciso tocar, conhecer de verdade o que estava ali no papel. Na saída, topei com o zelador: Ei, senhor João, poderia falar com um grupo de crianças sobre o seu trabalho no jardim da escola? Eles estão estudando sobre os tipos de solo. O senhor poderia contar a eles o que sabe sobre isso. Que tal? O senhor João se esquivou, pensou, mas acabou combinando um horário. Ele não sabia bem que palavras usar com as crianças, mas o encorajei e sugeri que falasse o que sabia e sobre o seu dia a dia.

No dia seguinte, estávamos todos lá no jardim. Foi uma delícia! Uma enxurrada de perguntas – criança sabe fazer isso, a gente desaprendeu. O senhor João foi se soltando, ficando animado! Encerramos um encontro agendando um novo e, depois disso, ele passou a fazer parte dos nossos estudos. Sempre que podia, estava lá dentro da sala trazendo uma informação nova.

Depois de um tempo, meu coração se encheu de alegria quando vi algumas crianças batendo papo com o senhor João durante o recreio. Contavam sobre uma árvore que a prefeitura tinha cortado na rua e ele estava lá, de novo, falando sobre árvores, sobre a importância das podas e o cuidado com os fios elétricos. Percebi que as crianças não o viam mais como “tio da limpeza e do jardim”, era o senhor João! Mais um educador!

A rotina da escola é corrida, eu sei. Mas lhe convido a exercitar seu olhar e observar quem está ao seu redor. Você vai descobrir cada joia... Todo mundo vai ganhar! Você irá aprender muito com eles, seus alunos aprenderão algo novo que irá enriquecer o trabalho e essa pessoa que está lhe apoiando se sentirá valorizada, útil e uma educadora dentro da instituição. Sem contar os valores de acolhida e coletividade que entrarão no pacote sem discurso pronto sobre respeito.

É preciso ampliar o olhar das possibilidades do aprender e não reduzi-lo ao conjunto de professores. A comunidade educativa é composta pelos professores, mas também pelas famílias, pelos alunos e pelo pessoal administrativo. Todos ensinam e todos aprendem.

(Eu sou a Vivi Vieira, mãe e professora. Pedagoga e psicopedagoga, formada pela Universidade do Vale do Paraíba / Univap. Atualmente, sou coordenadora pedagógica da Espiral Escola Viva. Trabalho também como formadora de professores, coordenadores e diretores pelo Brasil.)