Voltar ao site

COLUNA DA FERNANDA CLÍMACO: Professor que é aluno

Texto 16

Em tempos de era digital, a necessidade de se atualizar é grande, e a educação precisa se conectar com o mundo! Por isso, o número de docentes que voltam a estudar não para de crescer. Se você está pensando em estudar, comece logo, professor!

Como professora transformadora e professora de professores da infância, acredito, a cada dia, que o professor nunca deve parar de estudar. Comigo é assim. Desde a faculdade de Pedagogia, busco caminhos formativos não só na minha área de atuação mas também em áreas afins. Pesquiso plantas, me interesso em aprender sobre gastronomia, criatividade, tecnologias e humanidades. Também leio biografias, faço cursos on-line, sou uma aluna em tempo integral.

Em outros tempos, acreditava-se que bastava se graduar na faculdade e pronto: o sujeito estava apto a exercer sua função pelo resto da vida. Atualmente, vivemos o oposto. Um professor que se acomoda, que não faz um curso, não estuda, não aprende, que não se coloca no lugar do aluno tem maiores possibilidades de estar fadado ao tédio, à invisibilidade profissional, à incompetência e à baixa remuneração.

Mas o que significa se colocar em um lugar de aluno?

Para mim, significa ser aprendiz, nunca parar de querer saber, construir perguntas ao invés de respostas. Significa amar o que faz e buscar fazer sempre o melhor, independentemente dos desafios e dos limites impostos. Assim, eu estou sempre às voltas com a leitura de referenciais que norteiam minhas práticas. Também terminei um mestrado em Educação, Gestão Social e Desenvolvimento Local e tenho planos para o doutorado. Sigo produzindo textos, me debruçando na produção de artigos, trocando experiências com outros colegas, pensando e repensando minhas ações docentes. Experimento novas metodologias, testo técnicas e procedimentos. Convivo com a dor e com o prazer de aprender. Como aluna, também erro, conserto, sonho, invento, desenho e realizo.

Como professora, quero ser aluna para sempre!

(Eu sou a Fernanda Clímaco, sou professora transformadora, mestre em Educação e pesquisadora da infância. Atualmente, trabalho com consultoria e formação de professores da Educação Infantil. Sou professora de professores e acredito que a gente pode mudar o mundo!)

broken image