Voltar ao site

COLUNA DA FERNANDA CLÍMACO: Foi transformador!

Texto 20

Ser colunista quinzenal na rede Professores transformadores foi um dos grandes desafios que enfrentei durante o ano de 2017. No ano anterior, havia me dedicado inteiramente à escrita da minha dissertação de mestrado e estava mesmo precisando me entregar à escrita de uma forma mais leve, mais livre, menos acadêmica. A rede surgiu, para mim, como esse espaço. Como um espaço para dizer das alegrias e tristezas, das lutas, das derrotas e das conquistas vivenciadas como professora de professores da infância.

Voltando meu olhar ao começo do ano, meu primeiro texto foi sobre “previsões para um novo ano letivo” e trazia a esperança de construir novas reflexões e práticas profissionais. Escrevi sobre a necessidade de repensar atitudes educativas, de ouvir e ver os alunos, de compartilhar os saberes e construir novas aprendizagens. De fazer diferente!

Chego, agora, ao fim do ano e penso: o que mudou? Só quem é professor entende a angústia docente em querer mudar e se ver preso a um sistema. O sistema que me prende hoje tem a ver com questões relacionadas às políticas públicas para a infância, tem a ver com a promoção de formação continuada e valorização da carreira docente, com melhores condições de ensino para quem ensina e para quem aprende.

Minha luta está travada nesse patamar e, embora tenha feito minha parte, acho que pouco avancei nesse sentido. Não depende só de mim. Talvez por isso esteja aqui, na rede Professores transformadores e em mais outras três ou quatro redes de dezenas, centenas de pessoas que acreditam na transformação social, que acreditam na força da educação, no poder transformador do professor e, principalmente, na potência de estarmos juntos em ideais que ajudam a melhorar a educação e o mundo. Antes, estava só. Agora, estou em redes.

Estar em redes é encontrar forças para não desistir, é ter coragem de encarar, é refletir e mudar caminhos, se for preciso. Esse, sem dúvidas, foi meu grande ganho esse ano. Estar nessa rede me conectou com professores inspiradores, com pessoas de áreas distintas da minha e com quem aprendi tanto! Conheci muita gente, fiz amigos e pude ajudar professores da Educação Infantil que quiseram repensar suas práticas e mudar ações educativas.

Sinceramente, cumpri minhas promessas! E você, amigo professor, também é desses que faz promessas e cumpre? Ou vai levando e deixa o acaso se encarregar das mudanças que espera acontecer? Espero que os textos dos professores engajados da rede Professores transformadores tenham contribuído, de alguma forma, para sua reflexão e meu desejo é que inspirem você em suas mudanças.

Até as próximas previsões, no ano que vem!

(Eu sou a Fernanda Clímaco, sou professora transformadora, mestre em Educação e pesquisadora da infância. Atualmente, trabalho com consultoria e formação de professores da Educação Infantil. Sou professora de professores e acredito que a gente pode mudar o mundo!)

broken image