Voltar ao site

COLUNA DA ELÔ LEBOURG: Feliz Dia dos Professores, Helley

Texto 74

Dizem que a docência é a profissão da esperança no outro, no mundo, em nós mesmos. Naquele dia, você tentou salvar os seus alunos. Graças a você, muitos deles estão vivos. Outros, infelizmente, não conseguiram... Alguns deles, aquelas crianças tão pequeninas com as quais você conviveu e que cuidou tão bem, morreram... Mas você fez o que pode... Quando lutou, mesmo com o corpo se queimando, você garantiu que seus alunos soubessem que você tentou livrá-los de todo aquele horror... Que coragem a sua, que dor você deve ter sentido...

Ah, Helley...

Seus filhos vão crescer sem você... Eles vão conhecer a sua história, irão saber que você salvou muitos de seus alunos. Terão orgulho de você, mesmo com toda saudade. Seus alunos também irão sentir a sua falta. A escola toda sentirá. Todos os que te conheceram pessoalmente e muita gente que ouviu seu nome pela primeira vez apenas nas últimas semanas (como eu) te carregam no coração, professora. Um sentimento enorme de gratidão porque você tentou.

Tenho pensado muito em você, Helley... Que caminhos você percorreu que te levaram à docência? Será que se assemelharam aos meus? Seus dias de trabalho envolviam muito cansaço, aquela correria, o salário contado, mas, mesmo assim, uma satisfação de ver os alunos aprendendo, se transformando? Vida de professor é intensa, né?! É cheia de desafios e tristezas, mas também pode garantir muita alegria. É vida de quem luta, mesmo diante de tanta desvalorização. É vida de quem tem esperança...

Você deixou um legado, professora. Aprendi ainda mais sobre resistência quando ouvi falar de você. Mesmo assim, é triste demais saber que você partiu tão cedo... Continuo horrorizada com o que aconteceu na escola em que você trabalhava. E você me faz falta, ainda que nossos caminhos nunca tenham se cruzado. Para mim, você passou a representar um exemplo de professora que tenta transformar, apesar de tudo. Ontem foi um Dia dos Professores triste, Helley. Faltou você.

(Eu sou a Elô Lebourg, idealizadora do Professores transformadores. Entre tantas coisas, sou historiadora e mestra em Educação. Sou uma professora transformadora também, dessas que acredita que vai mesmo melhorar o mundo.)

broken image